Vice-prefeito Biri, Prefeito Baird e vereador presidente Câmara Lourenço A audiência pública realizada no último dia 17 no auditório da secretária de educação contou com a participação de aproximadamente 160 pessoas que decidiram sobre a aplicação do valor de R$ 600 mil reais do Orçamento Anual da União para 2012 que será destinado para Costa Rica traves das “Emendas de Iniciativa Popular”. Com a concordância de 90% dos presentes venceu o proposta do Secretario Municipal de Saúde Jovenaldo Francisco dos Santos para investir na aquisição de veículos para transportar pacientes, dar estrutura par a Vigilância Sanitária e adquirir um aparelho de Ultra-Som. A proposta será encaminhada no próximo dia 10 para Brasília.
Três propostas foram apresentadas: O Secretário de Meio Ambiente, Wilson Matheus defendeu a implantação e melhorias no sistema público de manejo de resíduos sólidos. Ele justificou que a cidade produz cerca de 56 toneladas de lixo dia, “necessitamos de um barracão, veículos, instalações de cestos de lixos e construção de um escritório para organizar esse trabalho”, explicou.
Já diretora do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Vera Alice Garcia defendeu a ampliação da rede de esgoto da cidade e reparos na rede de abastecimento de água.
A proposta vencedora contou com o entusiasmo do secretário de saúde que conseguiu apontar para o público e as autoridades a necessidade de trazer conforto para as pessoas que depende de tratamento em cidades como Barretos/SP ou Campo Grande e são obrigados a viajarem distancias longas.
Ele quer ainda a aquisição de dois veículos tipo Kombi para servir a Vigilância Sanitária e estruturar a fiscalização no município.
Jovenaldo defendeu também que seja adquirido um aparelho de Ultra-Som de ultima geração 4D para que os exames sejam realizados no município evitando que o deslocamento dos pacientes.
Alegre por ter conseguido convencer o público com sua proposta Juvenaldo disse ao Hora da Notícia que esse recurso irá trazer benefícios e mais conforto para as pessoas que necessitam de transporte para o tratamento de câncer.
O prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) disse ter ficado feliz de ver o auditório lotado, “isso e democracia, estou contente pela participação da população”. Ele destacou ter ficado surpreso com a presença do povo e como foi conduzido o processo de votação, “estou surpreso com a participação popular, era isso que eu esperava”.
Baird informou que hoje o município investe acima do previsto na saúde, cerca de 22% do orçamento.
Já o Vice-Prefeito Waldomiro Bocalan, (PDT) o “Biri” enalteceu o trabalho do prefeito pela honestidade, transparência e eficiência que está conduzindo a administração pública. Ele acrescentou que edificar obras é importante, porém a administração tem que priorizar o lado social, “é o que o prefeito Baird vem fazendo”, concluiu.
A audiência pública contou com a participação dos vereadores, Adair Tiago de Oliveira, Lourenço Filisbino, ambos do PMDB, José Paulino (PSDB), José Augusto e (DEM) Faltaram as discussões com a comunidade sem apresentarem justificativas os parlamentares: Anísio Andrade, (DEM), Ivan da Cruz Pereira, (PMDB), Joaquim Alcides Carrijo, (PT) Moacir Justino, (PR) e Lucas Lázaro Gerolomo (PSB). Hora da Notícia |