Delegado de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos Há pouco mais de um ano, o município de Costa Rica/MS a venda de drogas era escancarada, tinha uma “boca de fumo” em cada esquina. Então, foi implantado pela Polícia Civil o projeto Cidade Limpa - “Costa Rica sem drogas”, praticamente erradicando o tráfico de drogas da cidade. O projeto é dividido em duas vertentes, sendo uma policial e outra social. Na vertente policial, conta o delegado responsável pelo projeto, Cleversom Alves dos Santos, que foi efetuada a prisão de mais de 100 traficantes e fechado aproximadamente 50 “bocas de fumo”.
Segundo o delegado a parte mais importante é o social. A autoridade relata que com a implantação do projeto foram realizadas diversas atividades como caminhadas, palestras, fóruns, dentre outros eventos, conscientizando a população sobre os malefícios causados pela droga.
Um ponto importante a ser observado, relata o delegado, é o fato de que os atuais usuários de drogas da cidade já o são há mais de um ano, ou seja, não tem surgido novos usuários, isso graças à repressão policial que dificulta o acesso às drogas, e o trabalho de conscientização da população.
Por fim, o policial diz que adesão da população ao projeto foi total, isso, além de ajudar a polícia no combate ao tráfico, resgata a credibilidade da instituição junto à população. O apoio da imprensa também foi outro ponto destacado por ele. Cleverson arremata afirmando: “a polícia sozinha não tem condições de vencer o tráfico de drogas, mas com o apoio da sociedade civil, nos fortalecemos e temos condições de vencer esta luta. Meu sonho é ver este projeto sendo implantado em todo o Estado”, concluiu. Hora da Notícia |