Os vereadores de Costa Rica aprovaram projeto de lei encaminhado pelo prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) concedendo 10% de reajuste salarial para os servidores público do município retrativo a 1º de fevereiro. O projeto foi aprovado nesta segunda-feira (13) em sessão extraordinária realizada no período da tarde.
O percentual de reajuste concedido pelo prefeito está acima da inflação do período que foi de 6,8%. O reajuste foi negociado com o presidente do SINCOR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Costa Rica), Deoclécio Paes da Silva e outros seis representantes da categoria que reuniram com os vereadores e o prefeito pela manhã na Câmara Municipal. O Hora da Notícia apurou que a prefeitura tem um quadro de funcionários entre efetivos e contratados de cerca de 1.060 servidores. O valor da folha mensal gira em torno de 1.5 milhão. A informação e que o reajuste vai impactar na folha cerca de R$ 150 mil reais a mais.
Para o líder do prefeito, vereador Adair Tiago de Oliveira, (PMDB) o aumento foi muito bom e com isso o prefeito está cumprindo com o discurso de campanha, “ele disse que o reajuste seria acima da inflação e está bem acima”, disse o parlamentar.
Já o presidente da Câmara, vereador Lourenço Filisbino Paula, (PMDB) informou ao Hora da Notícia que o reajuste foi acordado com o presidente do Sindicato dos servidores, o representante da educação e os 09 vereadores. Os funcionários da Câmara Municipal também vão receber o mesmo percentual de reajuste, assim como os servidores do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto).
A reivindicação:
A reivindicação dos servidores inicialmente era de 14,6%, porém depois de ouvirem o prefeito a categoria resolveu aceitar o valor proposto. De acordo com a categoria o ganho real é de 3,92% uma vez que a inflação do período foi de 6,8%. Hora da Notícia |