PEC 300, dos policiais, não volta à pauta
As movimentações de paralisação dos policiais e bombeiros isoladas em alguns estados não sensibilizaram o Congresso Nacional para a causa da categoria – a aprovação em segundo turno da PEC 300, que cria piso nacional. Pelo contrário, ajudaram a afundar o projeto na Câmara. Governadores usaram como argumento a insubordinação das categorias no Rio e Bahia, especialmente, e ligaram para líderes dos partidos. Os excessos cometidos e o pretexto de que os orçamentos estaduais não suportam mudanças imediatas ganharam força.
Na gaveta
Embora não divulguem, os líderes e a Mesa Diretora da Câmara já enterraram a PEC 300. Não haverá nenhuma iniciativa que force a votação.
Ronda estadual
Para os deputados, a solução passa por negociações dos PMs com os governos estaduais. Citam o caso do Rio, que aumentará o soldo gradativamente até 2016.
Rota de colisão
O Ministério do Esporte aprovou R$ 2 milhões, via captação de recursos com renúncia fiscal, para a ONG Escola de Formação de Pilotos, dos filhos do locutor Galvão Bueno. Tudo bem, Cacá e Popó Bueno são pilotos de Stock Car consagrados, não fosse um detalhe: ambos estão com carteira de habilitação suspensa pelo Detran do Paraná.
Na contramão
A denúncia é do blog de Fábio Campana, do Paraná. Paulo Eduardo Ferro Costa Galvão Bueno e Carlos Eduardo Santos Galvão Bueno não podem dirigir, mas podem ensinar. A ONG recebeu o aval em tempo recorde: três meses.
Mão dupla
O deputado distrital Benedito Domingos (PP) apresentou projeto que prevê isenção do pagamento de taxas no DF relativas à renovação da carteira de motorista às pessoas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos cinco anos.
Concorrência
Sem o ex-presidente Lula no samba, o camarote do governador Eduardo Campos, de Pernambuco, presidente do PSB, no Recife, foi mais disputado por políticos que o do governador do Rio, Sérgio Cabral, na Sapucaí.
Sem festa
O ex-presidente Lula está inconformado por ter sido proibido de desfilar em São Paulo. Também por ter sido esquecido por “amigos” que desfilariam com ele e desistiram.
Excursão real
Enquanto o príncipe William se aventura de militar em operação nas Malvinas, o irmão caçula, Harry, se prepara para pegar uma praia no Caribe. Em duas semanas, desembarca no Rio como garoto propaganda dos Jogos de 2012 e joga vôlei de praia.
Fronteira
Às portas da Copa e dos Jogos de 2016, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, está especialmente preocupado com a fronteira brasileira. Em estados como Mato Grosso do Sul e Bolívia e Amazonas, o entra e sai é comum, e a pé.
Dá um aí…
A PF pede reforço há anos para o setor de fronteira. Tem um plano pronto. Mas o governo insiste em empurrar para o Exército a responsabilidade de ajudar no monitoramento. Tanto PF quanto Forças Armadas, porém, não têm orçamento.
Ponto Final
Mais de 1.700 cidades do país aumentarão o número de vereadores em 2013. Sem comentários. Com Gilmar Correa e Hosa Freitas
www.colunaesplanada.com.br [email protected]
|