Defensora pública, Débora Maria de Souza Paulino As mulheres servidoras públicas da prefeitura municipal foram homenageadas nesta quinta-feira (08), “Dia Internacional da Mulher” com a palestra: “violência contra á mulher” ministrada pela defensora pública, Débora Maria de Souza Paulino, da Comarca de Costa Rica. A palestra prendeu a atenção das cerca de 600 mulheres que marcaram presença no evento realizado no Centro de Convivência do Idoso, localizado no bairro Sonho Meu II. A defensora que atua já há cinco anos na comarca destacou a importância da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, “o que queremos para onde vamos”. Foi exibido um vídeo ilustrativo sobre a Lei Maria da Penha onde foi esclarecido sobre direito das mulheres e a origem da Lei que protege as vítimas de agressão pelos seus companheiros. De acordo com a defensora o número de mulheres que tomam a iniciativa de denunciarem seus agressores vem aumentando. De acordo com ela os tipos de violência mais frequentes são: física, psicológica e sexual.
A defensora é referência na cidade pelas iniciativas em favor de causas de interesse comum, além de atuar na área civil, criminal e de família, ela é vice-presidente do Conselho da Comunidade, que dá suporte aos encarcerados. Débora informou ao Hora da Notícia que atende uma pessoa por dia vítima de agressão.
De acordo ainda com Débora estatísticas mostram que a cada 15 segundos uma mulher é agredida “essa data é para refletirmos”, observou. Ela pediu para que as mulheres evitem confronto com seus agressores e procurem se informarem sobre o cotidiano dos seus companheiros, “muitas mulheres não sabem quanto os maridos ganham, procure orientação temos que buscar um diálogo franco com o companheiro”, ressaltou a defensora.
O prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) Abriu a palestra informando que 65% do quadro de servidores da prefeitura são de mulheres, “é força maciça na prefeitura”. Ele destacou o caráter, a sensibilidade, o lado fraterno e amável da mulher. O prefeito seguiu em sua fala lamentando pelo desrespeito que uma grande maioria ainda é vítima.
A médica ginecologista, Cristiane Guirado também proferiu palestra e ressaltou a importância de ás mulheres realizarem exames preventivos periódicos como forma de evitar doenças que podem ser tratadas e curadas. Ela ilustrou com um vídeo bastante impactante os casos de câncer e citou o óbito de uma paciente da cidade que foi atendida por ela ”aos 35 anos foi acometida da doença, ela não realizou exames periódicos, não foi possível mais tratar”.
A médica orientou as mulheres para que procurem fazer regularmente exames de mamografia e pediu as gestantes para que façam o pré-natal. De acordo com ela a gravidez na adolescência tem preocupado, uma vez que jovens com idade de 12 anos estão iniciando a vida sexual. Cristiane disse lamentar o desrespeito ás mulheres.
O vereador Adair Tiago de Oliveira, (PMDB) destacou a força de trabalho das mulheres e emendou, “elas são mais honestas”.
A Secretária de Assistência Social, Dione Delgado Baird, a Secretária de Educação, Marilete Bertuol Gazoni e a empresaria e professora Evair Gomes Nogueira.Foram distribuídos brindes para ás mulheres, o encerramento foi com um coquetel. Veja fotos: horadanoticia.com.br/fotos.php?ima_id=58 Hora da Notícia
|