Prefeito Baird O município de Costa Rica foi destaque na mídia estadual durante a semana que passou pela gestão fiscal implementada pelo prefeito Jesus Queiroz Baird, (PMDB) em sua administração. De acordo com os dados do IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal), criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro) para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros, Costa Rica obteve 3º colocação no estado.
Os dados publicados em todos os jornais no estado e discutidos durante a semana foi traduzida em credibilidade para o gestor público e apontou a administração como moderna, globalizada e principalmente com visão macro da economia. O município de Costa Rica saiu do marasmo do desemprego vivido no passado, a descrença da população em relação aos serviços públicos para um “boom” no comercio local, no emprego, na agricultura e na industrialização.
Para o município os dados foram positivos tanto no sentido de mostrar o comprometimento do prefeito Baird com as finanças quanto na divulgação do município em nível estadual. O município ficou atrás de Figueirão e três Lagoas.
Os cinco quesitos avaliados pelo instituto foram: A Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação, os Gasto com Pessoal, que representa quanto o município gasta com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento, Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte, Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores. Hora da Notícia |