Filiados ao SINTRAB Os funcionários das empresas ETH Bionergia, filiados ao SINTRAB (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Açúcar, Etanol e Bioenergia) reuniram nesta terça-feira (27) no Centro de Convivência do Idoso em Costa Rica/MS onde discutirão reajuste salarial uma vez que a data base é no mês de maio, o reajuste que for definido vai estar em vigor até maio de 2012. A reunião foi acompanhada pelo Presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado, Jose Roberto Silva que informou ao Hora da Notícia que ficou marcado para o dia 10 de abril uma nova reunião com os trabalhadores para finalizar a pauta de reivindicação para ser entregue aos dirigentes das empresas.
De acordo com o presidente do Sindicato o piso salarial pago nas empresa é de R$ 680.00. A reivindicação é 14,13% a “hora intiner”. De acordo com ele esse valor está incluído reposição salarial e aumento real de salários. Eles reivindicam também transporte e que seja pago valor referente a insalubridade.
Geraldo Pereira de Paula, presidente do Sindicato informou que 400 trabalhadores estão filiados, porém são mais de 2 mil funcionários nas duas empresas, ETH 1.200 e Iaco 950. Segundo ele é importante que todos filiem ao Sindicato, “com a participação de todos o Sindicato será forte, estamos decidindo nossas vidas, é nosso salário que está sendo discutido”, afirmou.
O presidente destacou o alto custo de vida em Costa Rica como sendo um dos mais caros do Brasil. Segundo Geraldo o aluguel é muito caro e a média salarial dos funcionários é de R$ 1.000.00, “é muito pouco, impossível sobreviver”, disse.
O presidente fez um apelo aos companheiros para divulgarem aos colegas sobre o que foi discutido e convidá-los para participar das reuniões através do que ele chamou de “rádio peão”, ou seja o contato diretos com os colegas. Hora da Notícia |