Chefe do Cartório Eleitoral da 38ª Zona, Ozair da Maia Ribeiro. O recadastramento eleitoral para eleitores que vão votar em Costa Rica/MS na próxima eleição aponta para um numero superior a 15 mil eleitores conforme informou ao Hora da Notícia o chefe do Cartório Eleitoral da 38ª Zona, Ozair da Maia Ribeiro. De acordo com ele o numero de eleitores era de 9.500 e até o momento estão cadastrados 14.709, um aumento de mais de 54%, Ozair informou ainda que a maioria desses eleitores vieram de fora, “todos comprovaram residência na cidade”, disse o chefe.
Na próxima quarta-feira (09) encera os prazos para os eleitores requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Nesse dia também é o encerramento para o eleitor que mudou de residência dentro do Município pedir alteração de endereço. Outro prazo que encerra no dia 09 é para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial.
Ozair informou ainda que até o momento não foi protocolado nenhuma representação contra pré-candidatos ou partidos. Ele disse ainda que não foi instaurado nenhum procedimento administrativo pelo Ministério Público Estadual Eleitoral para apurar irregularidade.
No Cartório Eleitoral de Costa Rica concentra o cadastrado de eleitores de outros dois Municípios, Figueirão, com 2.418 eleitores e Paraíso das Águas 3.503 eleitores. Esses dados são parciais.
O juiz eleitoral da comarca é Walter Arthur Alge Netto que terá pela frente o desafio de tomar decisões que regem as eleições em três colégios eleitores que devem somar mais de 21 mil eleitores que elegerão 30 vereadores e três prefeitos.
O promotor justiça eleitoral é o jovem, Bolivar Luiz da Costa Vieira que tem a responsabilidade fiscalizar e fazer valer a lei. Bolivar tem os três Municípios para observar: Figueirão fica distante cerca de 70 km de Costa Rica, a rodovia estadual não é asfaltada. Já Paraíso das Águas está distante cerca de cerca de 120 km, porém a rodovia e asfaltada.
O cartório eleitoral conta com uma funcionaria de carreia, Renata Santos Gonzáles, um servidor cedido pela prefeitura e mais um estagiário. Hora da Notícia |