Dona Zizi com o Bisneto Hoje é dia de reunião na família para comemorar o dia dedicado ás mães, mas esse domingo 13 de maio nos leva a refletir sobre a coincidência de também ser o dia de Nossa Senhora de Fátima e o dia que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, tornando livre todos os escravos do Brasil. Ser mãe para muitas e viver a felicidade e a glória, já para outras é conviver com a desagregação e ás injustiças. O Hora da Notícia conversou com a mãe, Neuzi Pereira da Silva, ou a dona “Zizi”, 68 anos como é chamada pelos amigos na cidade de Costa Rica/MS onde mora a mais de 42 anos e criou seus quatro filhos, três mulheres e um homem que lhes deram quatro netos e dois bisnetos.
Zizi é uma mulher zelosa e companheira, durante esse tempo fez muitas amizades e se tornou comadre de muitas outras mulheres na cidade, ela acredita que a mulher é o “esteio da casa” e tem sobre os ombros responsabilidades tripla.
Zizi é uma mulher a frente do seu tempo, alegre e extrovertida ela fala com satisfação do presente e relembra o passado que como ela mesma diz “não foi fácil”. A mãe fala com simplicidade das dificuldades que enfrentou e não tem vergonha de falar das dificuldades que viveu na fazenda onde trabalhou com o marido e na cidade que na época era quase que um deserto. Ela contou a repórter do Hora da Notícia que foi conhecer Campo Grande, a capital do Estado a oito anos atrás, “antes tudo era na cidade de Mineiros (GO)”, disse Zizi.
Ela hoje é aposentada, uma pessoa de expressão feliz, só lamenta não ter a sua mãe, “o dia das mães para mim é um dia muito feliz, tenho todos comigo fico triste por não ter minha mãe, ela já partiu”. Para ela filhos e mães deveriam estar juntos nesse domingo para uma reflexão, “ser mãe é uma benção de Deus, sou feliz hoje”, afirmou.
Dona Zizi é uma mulher inteligente politizada, não admite que os políticos saquem os cofres públicos, “gosto da política limpa, sem corrupção, não posso admitir que o sujeito seja eleito para administrar e acabe roubando, saqueando o bem público, já ganham para isso”. A mulher que veio do campo se mostra atualizada e em dia com as notícias e se declara eleitora do PT. Ela não tem computador em casa, mas acompanha os fatos através da internet, “minhas filhas trazem para mim as notícias que circulam na internet, gosto de informação gosto de política e gosto de votar no PT”. Lamentou por não ter ido ao encontro do ex-governador Zeca do PT que esteve em Costa Rica no último dia 10, “não pude ir ao encontro dele, estava cuidando do meu bisneto”.
De acordo com dona Zizi a família veio morar no “povoado” de Costa Rica em 1.971, “nós morávamos em uma fazenda que ficava próxima da cidade de Mineiros em Goiás". Na época o povoado de Costa Rica não tinha energia, água encanada e não existiam estradas, a locomoção era através de carroça ou de carro de boi. Ela conta ainda que veio morar na cidade e o marido teve que voltar para a fazenda onde foi trabalhar e só retornou um ano e seis meses depois, arrumou um trabalho de motorista e até hoje trabalha.
Ela contou que a casa onde a família morava na cidade era muito ruim, “era um Casqueiro de tábua, aqui não tinha nada, o pão francês vinha de Mineiros, eu fazia tudo em casa sabão, bolos e doces, sempre fiz, mas hoje me sinto cansada”, relembra Zizi.
Ela, revelou que os filhos moram na cidade, duas filha moram com ela em uma casa bem melhor, mas ela cuida dos netos e dos bisnetos para os pais trabalharem. Zizi é aposentada, casada com José Gomes da Silva 73 anos. Hora da Notícia |