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17/05/2012 - 21:36
Buraco gigante engole trecho da BR-359, obra milionária da CGR no norte do estado
Foto: Divulgação
Midiamax
Nem finalizada ainda, a construção da BR-359, situada no norte do estado, amanheceu com uma enorme cratera no trecho da CGR Engenharia. Próxima de Alcinópolis, a enorme cratera ameaça engolir a pista recém entregue. Em ocasiões anteriores, o mesmo problema ocorreu nos trechos já concluídos da obra, mas em dimensão menor.

Agora, depois das chuvas dos últimos dias, a tubulação de drenagem aparece rompida e toda a terra que estava sobre ela veio abaixo. A sucessão de episódios semelhantes indica que faltou qualidade tanto no projeto como na sua execução, fiscalizada pela Agesul.

Enquanto isso, em abril a Agesul obteve mais R$ 23 milhões do Dnit para a conclusão de um trecho de 12 quilômetros que a CGR havia abandonado, depois que entrou em recuperação judicial em dezembro de 2012. Agora, há dois dias, a CGR recebeu um 8º aditivo contratual da Agesul dando mais prazo para a conclusão da rodovia.

A construção da BR-359 nos trechos da CGR tem uma história conturbada. A obra da BR-359 foi enquadrada no Fiscobras do TCU em 2009 sob acusação de superfaturamento e sobrepreço. Em dezembro de 2010, Hélio Yudi Komiyama, diretor- executivo da Agesul, foi considerado inelegível pelo Tribunal de Contas da União.

Komiyama foi o responsável pela fiscalização da obra, e o TCU o puniu por ter atestado a construção não realizada de bueiros pela construtora Financial. Bueiros são necessários para evitar acúmulo de água, que pode causar erosão na pista. Depois de multá-lo, o TCU incluiu o diretor-geral da Agesul numa lista de 4.922 considerados inelegíveis pelo tribunal.

Por outro lado, o próprio diretor da CGR, Gilberto Recalde, foi um dos indiciados na Operação Uragano, acusado de corrupção pelo desvio de recursos do município de Dourados para campanhas políticas. Depois disso a empreiteira entrou em crise, dispensando seus trabalhadores sem os direitos trabalhistas.
    
› Comentários
Marcia em 19/05/2012 08:24
Isso é uma vergonha, mas quem entende um pouquinho de escoamento de águas passa por essa rodovia e já ve que irá tudo por Água a baixo. Cade os engenheiros responsaveis??? Usam o dinheiro publico sem um pingo de resposabilidade, mas nós eleitores somos culpados por isso , pois deveriamos fazer valer o nosso voto na hora de cobrar esses vagabundos, sem coração. Quando começa uma obra destes tamanho logo pensamos nossa que coisa BOA o desenvolvimento tá chegando vamos ter mais facilidade para chegar até onde antes erra impossivel chegar. QUE NADA É SÓ ENGANAÇÃO MESMO .
joao de sousa em 18/05/2012 09:07
ai dizem que somos todos inocentes que nao sabemos o que falamos , mas sabemos onde esta indo o dinheiro deste desvio , alias procura no bolso dos altos escaloes que todos vao saber onde esta . este e o brasil
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