A migração de trabalhadores para as indústrias recém instaladas deixou o comércio com problemas em Três Lagoas. O setor precisa de pelo menos 300 pessoas para suprir a deficiência de profissionais, nas contas do sindicato da categoria, que já anunciou as vagas até durante as missas de domingo, mas não adiantou.
A maior preocupação agora é com as vendas de fim de ano, que tradicionalmente são recordes no ano, informa o Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas.
O presidente da entidade, Eurídes Silveira de Freitas, esteve em reunião hoje em Campo Grande para tentar soluções junto a Federação dos Trabalhadores no Comércio de Mato Grosso do Sul, que se comprometeu em auxiliar em busca de soluções.
Como alternativa já colocada em prática, o comércio de Três Lagoas começou a contratar aposentados, apesar da maioria não ter qualificação para esse tipo de trabalho. “Antes tínhamos filas enormes de pessoas lutando por uma vaga no comércio. Hoje, a situação se reverteu e mesmo anunciando nas igrejas, nas missas de domingo, não temos conseguido pessoal suficiente para suprir a demanda que o comércio exige, ainda mais agora, prestes a entrar no bom período de vendas de final de ano”, comentou em nota enviada à imprensa.
Ao contrário do temor em grande parte do País, no município a preocupação aumenta conforme a abertura de novas empresas. Na indústria o salário fixo é o maior atrativo, diante da remuneração por comissão de vendas paga pelas lojas.
Os empresários do comércio esperam dor de cabeça ainda maior na hora de contratar a partir de janeiro do próximo ano, quando a Internacional Paper passará a oferecer centenas de vagas. Uma empresa de cosméticos também abrirá as portas, com empregos para 300 mulheres.
“Apesar de tudo isso ser bom para a cidade e para as pessoas que terão emprego e renda, fazendo com que o município cresça, fatalmente continuaremos a enfrentar problemas como esse de falta de pessoal para trabalhar no comércio”, comentou Eurídes.
Dados do Ministério do Trabalho apontam que no primeiro semestre deste ano foram geradas 1.581 novas vagas de trabalho no mercado formal de Três Lagoas, crescimento de 136% em relação às 670 geradas de janeiro a julho de 2007.
|