|
|
Geral |
26/05/2012 - 09:41 |
Sercel entregou pavimentação da BR-359 em 2011, mas obra não tinha proteção para usuários |
|
|
Midiamax |
|
Embora ainda oficialmente não inaugurada, a construtora Sercel Ltda entregou a pavimentação de trecho BR 359 para o tráfego, sem efetivamente concluir todos os itens do contrato firmado com a Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos). Somente agora, cerca de seis meses depois, o aditivo que autoriza a conclusão do serviço pendente foi publicado no diário oficial.
A própria Agesul deveria fiscalizar a conclusão da principal obra do PAC no estado, que consumiu mais de R$ 230 milhões no trecho entre Coxim á divisa com Goiás.
No final do ano passado, o trecho de Coxim à Goiás, com início no quilômetro 149,6 (Pólvora), até o quilômetro 213,4 (Silvolândia), foi concluído e liberado para passagem de veículos. Tanto moradores locais quanto a própria Sercel, confirmaram a conclusão da pista. Contudo, conforme explicou a Agesul, o 8º termo aditivo publicado no dia 21 de maio no diário oficial, prorrogando o prazo de entrega da obra, é devido a três itens importantes ainda não concluídos.
A Agesul disse que a prorrogação de prazo será para fazer a drenagem superficial, sem a qual a trafegabilidade pode ficar comprometida, em função dos riscos de aquaplanagens, que ocorre quando o veículo fica sem controle ao passar sobre o acúmulo de água na pista, causando graves acidentes.
A drenagem reduz custos operacionais de veículos e usuários, índice de acidentes e preservação de propriedades limítrofes, por conta dos eventuais acidentes. Além disso, evita a degradação da rodovia, prolongando a vida útil do pavimento.
Outro item também tem a ver com a segurança dos usuários do trecho liberado, em geral moradores da região de Coxim e Alcinópolis e carretas de escoamento da produção agrícola do norte do estado. Ainda falta a colocação de defensas metálicas em trechos perigosos. –
A defensa metálica é a proteção de segurança que a atenua choques de choque de veículos desgovernados contra construções à beira da via ou barrancos acentuados.
O terceiro item diz respeito à conclusão da reconformação de faixa de domínio, que é um limite de segurança para que aqueles que vivem ou trabalham no entorno da BR-359 não interajam com a rodovia, ou ao contrário, para que a rodovia não interfira na atividade das pessoas que estão em seus limites.
“A faixa de domínio é na realidade uma faixa de segurança, reserva que serve para que aqueles que estão em volta não interajam com a rodovia, bem como para que a rodovia não interfira nas atividades dos lindeiros. Normalmente é cercada para evitar o trânsito de animais de grande porte. Além disso, faz-se essa reserva prevendo uma possível obra de ampliação da estrada, como duplicação e implantação de terceiras faixas”, diz o engenheiro João Batista Berretta Neto, Coordenador de Operações da CGPERT/DIR/DNIT.
Outro grave problema referente à má utilização da faixa é a construção de acessos aos imóveis lindeiros, sem a prévia autorização do órgão competente. Este é capaz de indicar o melhor local para o acesso, considerando fatores como a geometria do traçado e visibilidade dos motoristas entre outros. Um acesso mal projetado pode comprometer a segurança na rodovia e causar muitos acidentes entre os veículos que trafegam na estrada e os provenientes do acesso irregular.
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) publicou hoje (21), no diário oficial o 8º termo aditivo do contrato com a construtora Sercel Ltda. O prazo de vigência foi estendido por mais 90 dias, com prazo até 13 de julho de 2012. Assinam o secretário estadual de obras, Wilson Cabral Tavares e o representante da empresa, José Guilherme Gonçalves.
De acordo com o contrato inicial, a empresa é a responsável pela pavimentação na rodovia BR 359, no trecho de Coxim à Goiás, com início no quilômetro 149,6 (Pólvora), até o quilômetro 213,4 (Silvolândia). O valor inicial era de R$ 47,3 milhões. A assinatura data de 12 de fevereiro de 2009 e o prazo era de 600 dias consecutivos. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|