www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Geral
26/05/2012 - 09:41
Sercel entregou pavimentação da BR-359 em 2011, mas obra não tinha proteção para usuários
Midiamax
Embora ainda oficialmente não inaugurada, a construtora Sercel Ltda entregou a pavimentação de trecho BR 359 para o tráfego, sem efetivamente concluir todos os itens do contrato firmado com a Agesul (Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos). Somente agora, cerca de seis meses depois, o aditivo que autoriza a conclusão do serviço pendente foi publicado no diário oficial.

A própria Agesul deveria fiscalizar a conclusão da principal obra do PAC no estado, que consumiu mais de R$ 230 milhões no trecho entre Coxim á divisa com Goiás.

No final do ano passado, o trecho de Coxim à Goiás, com início no quilômetro 149,6 (Pólvora), até o quilômetro 213,4 (Silvolândia), foi concluído e liberado para passagem de veículos. Tanto moradores locais quanto a própria Sercel, confirmaram a conclusão da pista. Contudo, conforme explicou a Agesul, o 8º termo aditivo publicado no dia 21 de maio no diário oficial, prorrogando o prazo de entrega da obra, é devido a três itens importantes ainda não concluídos.

A Agesul disse que a prorrogação de prazo será para fazer a drenagem superficial, sem a qual a trafegabilidade pode ficar comprometida, em função dos riscos de aquaplanagens, que ocorre quando o veículo fica sem controle ao passar sobre o acúmulo de água na pista, causando graves acidentes.

A drenagem reduz custos operacionais de veículos e usuários, índice de acidentes e preservação de propriedades limítrofes, por conta dos eventuais acidentes. Além disso, evita a degradação da rodovia, prolongando a vida útil do pavimento.

Outro item também tem a ver com a segurança dos usuários do trecho liberado, em geral moradores da região de Coxim e Alcinópolis e carretas de escoamento da produção agrícola do norte do estado. Ainda falta a colocação de defensas metálicas em trechos perigosos. –

A defensa metálica é a proteção de segurança que a atenua choques de choque de veículos desgovernados contra construções à beira da via ou barrancos acentuados.

O terceiro item diz respeito à conclusão da reconformação de faixa de domínio, que é um limite de segurança para que aqueles que vivem ou trabalham no entorno da BR-359 não interajam com a rodovia, ou ao contrário, para que a rodovia não interfira na atividade das pessoas que estão em seus limites.

“A faixa de domínio é na realidade uma faixa de segurança, reserva que serve para que aqueles que estão em volta não interajam com a rodovia, bem como para que a rodovia não interfira nas atividades dos lindeiros. Normalmente é cercada para evitar o trânsito de animais de grande porte. Além disso, faz-se essa reserva prevendo uma possível obra de ampliação da estrada, como duplicação e implantação de terceiras faixas”, diz o engenheiro João Batista Berretta Neto, Coordenador de Operações da CGPERT/DIR/DNIT.

Outro grave problema referente à má utilização da faixa é a construção de acessos aos imóveis lindeiros, sem a prévia autorização do órgão competente. Este é capaz de indicar o melhor local para o acesso, considerando fatores como a geometria do traçado e visibilidade dos motoristas entre outros. Um acesso mal projetado pode comprometer a segurança na rodovia e causar muitos acidentes entre os veículos que trafegam na estrada e os provenientes do acesso irregular.

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) publicou hoje (21), no diário oficial o 8º termo aditivo do contrato com a construtora Sercel Ltda. O prazo de vigência foi estendido por mais 90 dias, com prazo até 13 de julho de 2012. Assinam o secretário estadual de obras, Wilson Cabral Tavares e o representante da empresa, José Guilherme Gonçalves.

De acordo com o contrato inicial, a empresa é a responsável pela pavimentação na rodovia BR 359, no trecho de Coxim à Goiás, com início no quilômetro 149,6 (Pólvora), até o quilômetro 213,4 (Silvolândia). O valor inicial era de R$ 47,3 milhões. A assinatura data de 12 de fevereiro de 2009 e o prazo era de 600 dias consecutivos.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
Câncer amplo, linfoma também está ligado à alimentação
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS