Pela 1ª vez na história, MS terá quatro mulheres na Câmara dos Deputados
- Política
- 04/10/2026 19:18
Em uma votação histórica realizada neste domingo (4), Mato Grosso do Sul elegeu quatro mulheres para a Câmara dos Deputados, garantindo metade das oito cadeiras do estado em Brasília. O resultado da apuração do TRE-MS aponta uma renovação de 37,5% da bancada federal sul-mato-grossense.
Ao todo, foram contabilizados 1.411.978 votos válidos, com um índice de abstenção de 23,81% (478.044 eleitores). Cinco parlamentares foram reconduzidos ao cargo, enquanto três novas integrantes (Rose Modesto, Mara Caseiro e Isa Marcondes) passam a compor a representação do estado no Congresso Nacional.
Bancada eleita para a Câmara dos Deputados
Camila Jara (PT) — 152.939 votos Reeleita como a candidata mais votada do estado. Cientista social e ex-vereadora da capital, mantém como prioridades as pautas ambientais, de juventude, igualdade de gênero e combate às desigualdades.
Marcos Pollon (PL) — 139.705 votos Reeleito para o segundo mandato. Advogado, professor, produtor rural e fundador do movimento Pró-Armas, atua na defesa da propriedade privada, agronegócio, segurança pública e pautas conservadoras.
Rose Modesto (União Brasil) — 123.910 votos Retorna à Câmara dos Deputados após ter exercido mandato entre 2019 e 2023. Professora, já foi vereadora de Campo Grande, vice-governadora de MS, secretária estadual (Sedhast) e superintendente da Sudeco.
Mara Caseiro (PL) — 118.817 votos Cirurgiã-dentista de formação, migra da Assembleia Legislativa (onde foi a deputada estadual mais votada em 2022) para a Câmara Federal. Já foi vereadora e prefeita de Eldorado por dois mandatos, além de ter presidido a Fundação de Cultura do estado.
Rodolfo Nogueira (PL) — 102.963 votos Reeleito para a bancada federal. Empresário e produtor rural com base em Dourados, foca sua atuação na segurança no campo, no setor produtivo e nas pautas conservadoras.
Beto Pereira (Republicanos) — 77.244 votos Reeleito para mais um mandato em Brasília. Bacharel em Direito e empresário, possui histórico como ex-prefeito de Terenos por dois mandatos, ex-vice-presidente da CNM e ex-deputado estadual.
Isa Marcondes (Republicanos) — 76.716 votos Garante a quarta cadeira feminina da bancada. Empresária e liderança política em Dourados, ingressa na Câmara dos Deputados com foco no empreendedorismo, comércio local, assistência social e desenvolvimento regional.
Dagoberto Nogueira (PP) — 55.522 votos Reeleito para dar continuidade ao seu trabalho no Congresso. Advogado e gestor público, já presidiu o Detran-MS e foi secretário estaduais de Segurança Pública e de Habitação.
Hora da Notícia


Comentários
Nenhum comentário enviado