Caravana Cultural estreia em Chapadão do Sul com foco em arte e educação para o trânsito

  • Geral
  • 27/05/2026 18:44

CHAPADÃO DO SUL - MS – Unindo arte, cidadania e conscientização, o projeto Caravana Cultural – Cultura e Arte na Estrada estreou oficialmente nesta quarta-feira (27), em Chapadão do Sul. A primeira apresentação aconteceu no auditório do SEST/SENAT e reuniu cerca de 300 alunos vindos de cinco escolas do município, que acompanharam um espetáculo focado na segurança viária e na prevenção de acidentes.

Financiado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o projeto conta com o apoio do Grupo Way Brasil — holding responsável por cinco concessionárias de rodovias nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. A iniciativa oferece apresentações totalmente gratuitas para a comunidade.

Educação no Trânsito por Meio da Arte

O espetáculo tem classificação livre e promove uma experiência simultaneamente artística e pedagógica. No palco, atores, bailarinos e músicos utilizam uma abordagem lúdica e dinâmica para envolver o público de todas as idades, promovendo valores essenciais de cidadania e uma cultura de paz nas vias públicas.

Para Claúdio Taira, diretor das concessionárias Way-112 e Way-306, o investimento na formação das novas gerações é o caminho para transformar a realidade das estradas:

“Educar as crianças sobre segurança viária é fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente e de um trânsito mais seguro no futuro. Quando elas aprendem, desde cedo, valores como respeito às leis, atenção no trânsito e responsabilidade, tornam-se multiplicadores desse conhecimento dentro de casa e na comunidade”, destacou Taira.

Formação de Cidadãos e Impacto Social

A proposta da Caravana Cultural busca ir além do entretenimento passageiro. A ideia de abordar as diretrizes de trânsito pela linguagem artística tem como meta sensibilizar o público jovem de maneira afetiva e duradoura, transformando o teatro em um ambiente de reflexão, aprendizado prático e pertencimento cultural.

O diretor-presidente do Grupo Way Brasil, Paulo Nunes Lopes, reforçou o compromisso social da companhia ao apoiar projetos de cunho educacional nas regiões sob sua concessão:

“Despertar, nas crianças, sentimentos como consciência e respeito no trânsito vai ajudar, com certeza, a construir um futuro mais seguro. E para o Grupo Way Brasil participar de projetos educacionais como esse é colaborar com um amanhã melhor, com menos acidentes nas nossas estradas e municípios”, declarou o presidente.

O evento de estreia contou também com a presença de Renata Pinarelli, coordenadora de comunicação da Way Brasil, que acompanhou a interação dos atores e o engajamento das centenas de crianças presentes na plateia.

Próximas Paradas

Chapadão do Sul foi apenas o ponto de partida. A Caravana Cultural seguirá viagem e passará por outras sete cidades atendidas pelas concessionárias Way-112 e Way-306. O cronograma de apresentações inclui os municípios de:

  • Aparecida do Taboado

  • Cassilândia

  • Costa Rica

  • Inocência

  • Paranaíba

  • Selvíria

  • Três Lagoas

Com a expansão do circuito, o Grupo Way Brasil reafirma seu compromisso de descentralizar o acesso à cultura e expandir as frentes de educação preventiva para o trânsito nas comunidades da região.


                                                                                                                                                                                                  Hora da Notícia

Notícias Relacionadas

Comentários

    Nenhum comentário enviado

    Deixe um comentário