www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Política
01/09/2025 - 12:19
Costa Rica dá início à 8ª Semana Municipal de Combate às Drogas com aprovação de política pública permanente
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

Nesta segunda-feira, 1º de setembro, o município de Costa Rica (MS) deu início à 8ª Semana Municipal de Combate às Drogas, com uma série de ações voltadas à conscientização da população sobre os riscos do uso de substâncias entorpecentes. A programação, que segue até o dia 5, é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), com apoio da Câmara de Vereadores.

A abertura oficial aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Cleverson Alves dos Santos (PP), que discursou por cerca de 20 minutos. Na ocasião, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 1.592, de 22 de agosto de 2025, que transforma o programa Costa Rica Sem Drogas em política pública permanente. A proposta recebeu emenda do vereador Jovenaldo Francisco dos Santos.

Durante seu pronunciamento, o prefeito destacou que o programa não pertence apenas à gestão pública, mas à comunidade como um todo. “Precisamos falar às nossas crianças que droga faz mal”, afirmou. Ele anunciou a destinação de recursos ao COMAD para intensificar as ações de prevenção e enfrentamento ao uso de substâncias ilícitas no município. Também foi anunciada a criação do Fundo Municipal Antidrogas, que financiará iniciativas como o PROERD. O programa será regulamentado por decreto e contará com recursos do orçamento municipal.

A relatora do projeto foi a vereadora Evair Gomes Nogueira, presidente da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças (COF). Em sua fala, ela ressaltou que o poder público sozinho não consegue enfrentar o problema das drogas. “É essencial que a sociedade também faça sua parte. Agora, com recursos, ficará mais fácil”, declarou.

Idealizado por Cleverson e reconhecido nacionalmente, o programa Costa Rica Sem Drogas tem como pilares a prevenção, a repressão e a recuperação. Embora tenha sido temporariamente desacelerado, o prefeito garantiu que será retomado com força total. A iniciativa teve início em 2011, durante o governo de Jesus Queiros Baird, período marcado pela instalação de uma usina de álcool e energia que atraiu cerca de 28 empresas prestadoras de serviços. Na época, Baird firmou convênios e implantou programas socioeducativos, como o PROERD, além de disponibilizar moradias para policiais em regime de comodato nos bairros da cidade.

A nova versão do programa contará com apoio de diversas secretarias e propõe ações integradas nas áreas de assistência social, educação e segurança pública. Entre os objetivos estão a conscientização da sociedade, a reinserção social de dependentes químicos e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A proposta também prevê parcerias com entidades públicas e privadas, capacitação de profissionais, uso de tecnologias inovadoras e valorização de fatores de proteção como lazer, espiritualidade e esporte.

O presidente da Câmara, Artur Baird, também se manifestou: “As drogas são traiçoeiras. Precisamos falar com a juventude sobre os males que elas causam.” Já o vereador Rayner destacou que a proposta reforça a importância de políticas integradas e ações coordenadas para enfrentar o problema das drogas no município.

A sessão solene contou ainda com a presença do tenente Claudio Mendes da Rocha Filho, do delegado Jhonny Garcia Trindade Monteiro e de diversos secretários municipais, reforçando o apoio institucional à iniciativa. O projeto aprovado busca envolver diversos setores da sociedade  imprensa, escolas, líderes religiosos, entidades filantrópicas e empresários na luta contra o tráfico de drogas e na promoção de uma Costa Rica mais segura e consciente.

Hora da Notícia



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS