www.horadanoticia.com.br
Aqui você lê o que acontece de fato
 
    Hora da Notícia (67) 9924-2726    Busca
   Primeira Página
   Notícias
      › Brasil
      › Alcinópolis
      › Camapuã
      › Chapadão do Sul
      › Costa Rica
      › Figueirão
      › Paraíso das Águas
   Guia de Negócios
   Agenda de Eventos
   Colunistas
   Galeria de Fotos
   Aniversariantes
   Notas Breves
   Charges
   Entrevistas
   Quem Somos
   Expediente
   Anuncie Aqui!
   Fale Conosco
  Informativo
  Cotações
Notícias
Busca 
Educação
02/10/2025 - 06:53
Educação como Pilar do Desenvolvimento: Governador Riedel e Ministro Camilo Santana em Agenda na UFMS
Foto: Divulgação
Hora da Notícia

O governador Eduardo Riedel participou de uma série de compromissos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, reforçando o compromisso do Estado com a educação pública de qualidade. Durante a solenidade, Riedel destacou que a gestão estadual tem colocado a educação como prioridade estratégica, o que já se reflete em resultados expressivos, como o avanço na alfabetização infantil.

“Todos aqui trabalham para os alunos. Este é o objetivo central das nossas ações, como gestores públicos. MS teve um dos maiores avanços no índice de alfabetização na idade certa. Fizemos um pacto com os municípios para promover este avanço por meio do MS Alfabetiza”, afirmou o governador.

Segundo dados do Ministério da Educação, divulgados pelo Inep, Mato Grosso do Sul registrou um salto significativo na taxa de alfabetização: de 47,4% em 2023 para 55,8% em 2024 — o segundo maior crescimento entre os estados brasileiros.

Além da educação básica, Riedel ressaltou a importância da ciência e tecnologia como motores do desenvolvimento socioeconômico. “Temos aqui o respaldo integral da ciência e tecnologia para o processo de desenvolvimento do Estado. Nossas parcerias nas escolas e no ensino superior sempre têm como foco o aluno”, disse.

A reitora da UFMS, Camila Ítavo, também destacou a colaboração com o Governo do Estado, que tem garantido contrapartida de bolsas de iniciação científica para todas as instituições. “A gestão estadual tem um olhar estratégico para educação, com ciência e tecnologia, formando profissionais em todas as áreas”, afirmou.

Investimentos em Infraestrutura Acadêmica

Durante a visita, o governador e o ministro acompanharam a obra do Edifício Multiuso da Faculdade de Direito da UFMS, em Campo Grande, financiada pelo Novo PAC. Com investimento de R$ 8,8 milhões, a estrutura de 3,2 mil m² beneficiará estudantes de graduação e pós-graduação.

Também foi realizada a inauguração remota do Edifício Multiuso no campus de Três Lagoas, que contempla salas de aula, laboratórios e auditório, com mais de R$ 7,5 milhões investidos.

“O único caminho para construir um país independente é a educação. As universidades formam profissionais para ganhar o mundo, e a UFMS merece de nós todos os investimentos e autonomia”, declarou o ministro Camilo Santana, destacando ainda o desafio de adaptar as instituições às novas tecnologias, como a inteligência artificial.



É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que seja citada a fonte, Hora da Notícia. Todos os direitos reservados.
    
› Deixe sua opinião
Nome  
E-mail  
Mensagem 
 
Digite as duas palavras que você vê abaixo:
 
 
   
ELA: entenda os sinais da doença que paralisa o corpo aos poucos
    
   
Lei que equipara a injúria racial
    
   
    
Publicidade
Hora da Noticia   |   (67) 9924-2726   |   [email protected]   |   Costa Rica - MS